Proteção veicular para Uber: tudo que você precisa saber sobre o assunto
Os aplicativos de transporte têm ganhado muito espaço nos últimos anos. Isso porque eles são uma forma prática e fácil de se locomover a um preço justo. Este é um tema que ainda desperta muito interesse e dúvidas, tanto para os motoristas quanto para os passageiros. É inevitável o passageiro se questionar: é seguro pegar o Uber? Posso ficar tranquilo? Em caso de acidentes, vou ter cobertura?
Mas, veja com os olhos do motorista: será que eu estou seguro? Afinal, ele está dando carona para uma pessoa desconhecida em seu próprio carro… Além disso, se acontecer alguma coisa na viagem, ele será responsabilizado.
Por isso, um debate importante é: existe seguro de Uber? A resposta para essa pergunta é complexa, como qualquer assunto de seguro ou proteção veicular.
Primeiro, para poder dirigir para o aplicativo, a própria Uber já oferece seguro para acidentes pessoais de passageiros, que indeniza danos físicos e materiais sofridos aos usuários do aplicativo. No entanto, esse seguro cobre somente no caso de acidentes em que o passageiros sofra algum dano e não caso aconteça alguma coisa com o carro ou com terceiros.
Para esses casos, o motorista do Uber precisaria de uma cobertura maior que proteja contra roubo, furto e colisões com perda total ou parcial e cobertura de terceiros.
Parece fácil, certo? Errado. Não é possível cotar um seguro para Uber como se fosse um seguro para um veículo normal. As seguradoras não aceitam. Afinal, é um outro perfil de risco, é um veículo usado para fins comerciais.
Uma das dúvidas mais comuns dos motoristas do aplicativo é “existe seguro para Uber?” Diante desse novo nicho de mercado, as seguradoras passaram a aceitar o seguro de Uber, sendo que a principal questão é o enquadramento como uso comercial, isto é, o veículo é utilizado como instrumento de trabalho.
Melhor seguro para Uber
Contratar o seguro APP (acidentes pessoais de passageiros) é obrigatório e exigido pelo aplicativo no momento do cadastro por ser uma importante proteção para os passageiros que utilizam Uber. Por isso o seguro APP acaba sendo o melhor seguro para Uber no momento da decisão.
Além disso, é indicado que o motorista da Uber faça um seguro com uma cobertura mais completa, como citamos acima. No entanto, estes tipos de seguros podem ter um valor mais elevado, já que o veículo é utilizado para trabalho.
Uma boa alternativa, com um ótimo custo-benefício, são as Associações de Proteção Veicular. Elas possuem um valor mais em conta que os seguros tradicionais e oferecem uma proteção completa para o veículo. Além disso, a forma de pagamento das Associações costuma se bem mais facilitada, já que é pago um valor mensal, e não o valor integral do plano, como nas seguradoras.
Na Amv Brasil a nossa cobertura inclui obrigatoriamente a instalação de um rastreador no carro, para que a sua localização seja muito mais rápida em caso de roubo ou furto. Os motoristas de Uber costumam ser muito mais suscetíveis a esses tipos de eventos e precisam de um uma proteção maior.
Eu tinha um seguro para o meu carro, mas comecei a trabalhar com Uber. O que eu faço?
Primeiramente, procure saber se a sua seguradora aceita o enquadramento como Uber, pois nem todas as seguradoras já estão aceitando fazer seguro para Uber. Caso ela não tenha este tipo de aceitação, será necessário cancelar o seguro e fazer com outra empresa que aceite Uber. Caso a sua seguradora atual já trabalhe com seguro para Uber, será necessário realizar a atualização da apólice. Para atualizá-la basta comunicar a sua corretora. Irá ocorrer alteração no valor do seguro, mas, por outro lado, você estará protegido.
Cote com a AMV Brasil
A AMV Brasil oferece proteção para os motoristas de Uber. Basta você preencher o nosso formulário e aguardar o nosso contato. Além de proteger o seu carro, você conta com um atendimento especializado que auxiliará com qualquer dúvida e solicitações que você possa ter.