skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Comprar ou alugar um carro?

Comprar Ou Alugar Um Carro?

Comprar um carro ou alugar? Quando pensamos nos gastos da manutenção, imposto e outras tantas despesas de um carro próprio. Acabamos ficando desanimados com a compra. Mas o aluguel de carros também tem suas desvantagens! E se precisarmos do carro com urgência ou do seu uso no dia a dia?

Para que você faça sua escolha conscientemente e não se arrependa depois, preparamos essa postagem para você! Aqui você encontra todas as informações sobre quanto custa manter um carro, se vale mais a pena alugar um e outras dúvidas sobre o assunto!

Quanto custa manter um carro?

Durante a aquisição de um carro, costumamos não pensar nos gastos que estão por vir,certo? Mas devemos ficar atentos afinal, manter um carro não é fácil e nem barato! Vamos entender de perto alguns dos principais gastos que você terá com o seu veículo.

DPVAT e IPVA:  O DPVAT é um seguro obrigatório usado em caso de indenização de vítimas por acidente de trânsito. Ele deve ser pago anualmente e pode ser incluso na primeira parcela do IPVA. E por falar nele, o IPVA é outro imposto que deve ser pago! Ao contrário do DPVAT, o IPVA pode ser parcelado em até três vezes.

Segurança: Um outro item importantíssimo na hora de colocar as contas do carro em auto é a segurança. Para economizar nessa parte você deve escolher uma opção com iguais benefícios e que seja mais em conta do que uma seguradora. Afinal, com tantos gastos, um pouco de economia vai bem, certo?  As proteções veiculares trazem a proposta de deixar o seu carro seguro por um bom preço!

Despesas variáveis: Além dessas despesas fixas, é importante colocar nas contas finais algumas despesas variáveis. Combustível, manutenções, trocas de pneus e outros gastos com revisões periódicas devem estar presentes no seu orçamento.

Se você quer saber mais detalhadamente sobre quais custos você vai ter com o seu carro, baixe nossa Planilha de Gastos AMV! Você poderá calcular qual investimento será necessário para manter o seu veículo.

Quanto custa alugar um carro?

Quando passamos para a opção de alugar um carro, os custos costumam diminuir. A manutenção, os impostos e outros gastos ficam por conta da taxa de aluguel. Mas se você precisa utilizar o carro todos os dias, fica inviável pagar na taxa de aluguel. No final, os custos vão se equiparar ao de um carro novo na sua garagem. Outra desvantagem do aluguel de carro é que ele não está sempre a sua disposição. Então, se alguma emergência acontecer, você terá que recorrer aos transportes públicos. Além disso, se você, por exemplo, deseja ganhar uma renda extra com aplicativos de entrega, o custo do aluguel vai acabar gastando todas as suas economias.

No final, o que vale mais a pena? Alugar ou comprar?

No final, se você utiliza o carro diariamente, o que vale mais a pena é possuir um veículo próprio. Mesmo que as contas sejam um pouco mais salgadas que as do carro alugado, no final ele estará a sua disposição quando você quiser. Além disso, você pode baratear o custo de alguns itens do carro, como, por exemplo, o seguro e com nossa planilha, ter mais controle sobre os gastos com o seu veículo.