fbpx skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Motor fundido: saiba alguns sinais que o seu carro te dá

Motor Fundido: Saiba Alguns Sinais Que O Seu Carro Te Dá

Um motor fundido é sempre uma surpresa ruim e inesperada. Tentamos ligar o carro e quando ele não funciona, achamos estranho, já que as luzes, rádio e itens eletrônicos do carro funcionam. Se não acabou a bateria, o que pode ser? Provavelmente o seu motor fundiu!

E isso poderia ser evitado? Sim! Os motores costumam dar alguns sinais de que estão prestes a fundir. Portanto é importantíssimo saber reconhecer esses “sintomas” e agir o quanto antes. Afinal, a reparação do motor fundido costuma sair bem cara. Mas antes de sabermos os sintomas, vamos entender o que é um motor fundido.

O que é um motor fundido?

O motor fundido é uma expressão que significa que o motor está travado e não funciona mais. Geralmente, alguma peça se soltou, danificou ou mesmo derreteu, já que o motor é exposto a altas temperaturas. Como o motor é uma parte do veículo que precisa estar em sintonia e com todas as peças no lugar para funcionar, se alguma delas não funciona, ele, como um todo, também para.

Existem muitos motivos que levam o motor a fundir, mas todos eles podem ser evitados se você fizer revisões constantes no seu carro e trocar itens como lubrificante e óleo. Se você quiser saber mais sobre os motivos que podem levar o motor a fundir, leia o nosso post sobre 3 erros que podem levar o seu motor a fundir!

Barulhos sem explicação

O primeiro sinal são barulhos sem explicação natural no veículo. Algumas peças do motor costumam se soltar e começam a fazer barulho durante a utilização do veículo. Barulhos diferentes no cano de escape também são sinais de alerta, não só para o motor, mas para muitos outros problemas no carro. Portanto, se você perceber algum ruído diferente do normal, leve o seu carro no mecânico mais próximo!

Combustível acaba muito rápido

Na maioria das vezes, o consumo alto de combustível está ligado ao mau processamento do motor, o que pode sugerir problemas no mesmo. Se você percebe que a sua gasolina está acabando muito rapidamente, cheque primeiro o motor. Caso não haja problemas com ele, está na hora de trocar o posto que você está abastecendo, já que a gasolina pode estar adulterada.

Luzes no painel do carro

Não ignore as luzes de emergência por nenhum motivo! Elas são um dos principais indicadores de que algo está errado com o seu motor e podem evitar que o problema piore. Lembre-se que os prejuízos de um motor fundido podem ser extremamente caros.

Fumaça escura do cano de escape

Preste sempre atenção na cor da fumaça que sai do cano de escape. Ela pode indicar alguns problemas internos graves que se reparados com antecedência podem te poupar muito dinheiro. Se a fumaça do cano de escape estiver escura, quase preta, pode significar problemas interno no motor, falha na ingestão de combustível e problemas no filtro de ar. Já se a fumaça estiver com outras cores, como azul, isso pode significar problemas de vedação das válvulas.

O conserto de um motor fundido pode depender de qual peça provou o problema. Caso o dano seja muito grande, será necessário trocar o motor fundido completamente. Essa troca pode sair bem cara! Por isso é muito importante tomar cuidado com todos esses sinais e fazer a revisão mensal do carro.