skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

IPVA 2019: Datas de vencimento foram divulgadas

IPVA 2019: Datas De Vencimento Foram Divulgadas

Atenção, motoristas! Juntamente com o início do ano, chegam as contas de material escolar, despesas das férias e, também, os primeiros impostos a serem pagos. Portanto, é importante ficar de olho nas datas de vencimento e nos valores das faturas.

Um destes impostos é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, muito conhecido como o IPVA. Ele deve ser pago por todos os possuidores de veículos terrestres como, por exemplo, carros, motos, vans e ônibus.

Como se calcula o IPVA ?

Além de simplesmente pagar esse imposto, é interessante saber como ele é calculado. No fim de todo o ano, a Secretaria da Fazenda divulga o preço médio de venda de todos os veículos no mercado. O IPVA é calculado sobre uma taxa estipulada por cada estado a ser cobrada com base nesse valor.

Felizmente, esse ano o IPVA em Minas ficou 3,17% mais barato do que em relação aos outros anos. O que quer dizer que o valor final ficará bem mais acessível para o pagamento. Para automóveis, a alíquota gira em torno de 4%, para caminhões e furgões, 3%, e para motos, 2%.

Como pagar e datas de vencimento

Para pagar a fatura, o contribuinte pode optar por comparecer a uma das agências bancárias credenciadas com o número do RENAVAN em mãos ou pode optar pelo pagamento online e através de terminais de auto atendimento.

Para saber o vencimento do seu IPVA, basta checar a tabela de datas disponibilizada no site da secretaria da fazenda de Minas Gerais e conferir as informações de acordo com o último número da placa do seu veículo.

Agora não tem como esquecer! Marque na sua agenda e planeje seu orçamento para pagar com antecedência o seu IPVA!