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Problemas na estrada? Saiba como evitar

Problemas Na Estrada? Saiba Como Evitar

Férias se aproximando, hora de pôr o carro na estrada! Mas será que está tudo em ordem? De repente, algo de estranho acontece, e você  fica sem saber o que fazer. Afinal, não quer que seus amigos ou sua família tenha a viagem estragada.

O certo é, sempre revisar o carro antes de pegar a estrada, mas, se por algum motivo não aconteceu é bom saber o que o seu carro está querendo te dizer.

Para tentar evitar que sua viagem vire um pesadelo, vamos dar algumas dicas dos sintomas e os possíveis problemas que devem ser corrigidos antes que você passe por mais apuros.

Vamos tentar identificar os problemas sempre com velocidades mais altas, comuns às rodovias..

1) O volante do carro trepida

Se você não está pisando no freio e seu volante trepida, provavelmente o conjunto roda e pneu precisa de balanceamento.

As principais causas são pneus irregulares ou rodas amassadas. Se os pneus estiverem velhos (mais de 5 anos) e deformados ou as rodas estiverem tortas, o balanceamento não resolverá; talvez você tenha que substituí-los.

Se a trepidação acontece quando você pisa no freio, seus discos de freio podem estar empenados. Será necessário substituí-los.

Folgas excessivas no sistema de direção e suspensão também poderão gerar algum desconforto no volante em altas velocidades. Primeiro, passe no seu mecânico de confiança, para saber se a solução é somente a troca dos pneus.

2) Na reta, você sente no volante que seu carro quer sair para um dos lados pista

É um sintoma clássico de falta de alinhamento. Além da sensação ruim de que o carro está puxando para um dos lados, ele estará consumindo mais combustível e, pior, gerando um desgaste acentuado na banda de rodagem do pneu.

Desgaste irregular na banda de rodagem do pneu pode apontar problema de alinhamento.

Fique atento porque folgas excessivas em peças da direção e da suspensão podem impedir que alinhamento resolva o problema.

3) Ruído contínuo em velocidades constantes

Neste caso temos que cercar o problema. Ruídos agudos, tipo som de flauta, costumam vir da dianteira do carro, relacionados a correias, esticadores das correias, rolamentos do alternador ou até mesmo a um problema de desgaste no freio.

Problema no rolamento de roda gera som que parece um trombone em velocidades constantes.

Já os ruídos mais graves, tipo som de trombone, na ordem dos mais comuns para os menos comuns: pneus deformados, rolamentos de roda, rolamentos de cambio ou diferencial.

4) Ponteiro da temperatura encostando no vermelho?

É sinal de que o sistema de arrefecimento não está conseguindo retirar o excesso de calor que o motor está gerando.

Esse diagnóstico deve ser feito por um profissional habilitado, mas comece olhando a mangueira de saída de água do radiador. Se ela estiver inchada, provavelmente sua válvula termostática deverá ser substituída. Mas, é preciso a avaliação técnica para confirmar.

Mangueira de água incha quando a válvula termostática está com defeito.

Não dar atenção ao diagnóstico de um superaquecimento do motor poderá levar a danos mais sérios, como ter que retificar o cabeçote do motor.

Mas, aproveite que você ainda não caiu na estrada e faça uma revisão completa do seu carro. Assim, você evita inúmeros transtornos e dores de cabeça. Uma dica de ouro é: proteja o seu veículo de qualquer evento que possa acontecer em sua viagem. Faça uma cotação aqui na AMV Brasil e fique tranquilo durante as suas férias.