skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Quer saber como economizar combustível? Descubra aqui!

Quer Saber Como Economizar Combustível? Descubra Aqui!

Quem anda de carro diariamente sabe o quanto os custos para rodar pesam no orçamento. Com os preços da gasolina e do etanol aumentando cada vez mais, economizar combustível é uma ótima saída para reduzir custos com transporte.

Para quem guia por volta de 500 quilômetros por mês, as despesas com abastecimento podem chegar perto de R$ 2.300,00 por ano, dependendo do consumo do seu automóvel.

Parar menos nos postos pode salvar um bom dinheiro na sua carteira. Pensando nisso, separamos algumas ótimas dicas que vão diminuir o seu consumo diário. Então, para saber mais sobre como economizar combustível, continue lendo este post!

Ande sempre com a calibragem correta

Um erro quase imperceptível que deixa o carro “beberrão” é andar com os pneus murchos. Quando há pouca pressão nas rodas, o motor tem que fazer um esforço a mais para mover o veículo. Isso, consequentemente, faz com que o consumo aumente.

Sabendo disso, consulte a calibragem correta no manual do veículo e ande com os pneus cheios na proporção adequada para manter um consumo ideal.

Faça as manutenções corretamente

A mecânica do carro sempre funcionará bem se a prevenção estiver em dia. Ao deixar um defeito passar ou manter uma peça desgastada por muito tempo no veículo, o consumo tende a aumentar porque o motor se esforça mais para preservar o desempenho.

Por isso, não deixe de realizar as manutenções periódicas no carro e trocar os filtros de ar, óleo e combustível.

Não rode com excesso de peso

Quando o veículo está com muito peso, ocorre o mesmo problema mencionado anteriormente. O motor tem que fazer mais força para movimentar o automóvel e gasta mais.

Existem estimativas afirmando que o consumo aumenta em 1% para cada 50 quilos colocados a mais no carro. Sendo assim, é importante levar sempre o mínimo de peso quando estiver dirigindo.

Evite acelerações e frenagens bruscas

Manter sempre uma direção sóbria é a melhor saída para economizar combustível. Observe sempre o trânsito e controle a velocidade do carro para não precisar frear e retomar com frequência.

Quando temos que acelerar do zero frequentemente, utilizamos a rotação mais alta e as marchas mais baixas. Ou seja, é o momento no qual o carro gasta mais. Dirigir com mais leveza faz com que o desgaste de partes da suspensão, dos amortecedores e dos freios também seja bem menor.

Fique de olho no manual

O manual do veículo sempre traz dicas para manter o consumo no menor nível possível. Trazendo, principalmente, a relação entre marchas e velocidade ideal para o motor beber pouco.

Além disso, conhecer mais o seu carro sempre vai ajudá-lo a guiar bem o veículo e a saber o momento certo de fazer as revisões. Para reduzir os gastos nos postos de combustível, o mais importante sempre será evitar que o motor se esforce além da conta. Por isso, sempre mantenha as manutenções veiculares em dia, use a calibragem correta, carregue pouco peso e dirija de forma leve.

E aí, gostou de saber como economizar combustível? Tem alguma dica que não mencionamos aqui? Conte para nós nos comentários!