skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Luzes do painel do carro: você sabe o que elas realmente indicam?

Luzes Do Painel Do Carro: Você Sabe O Que Elas Realmente Indicam?
Modern car dashboard closeup with glowing arrows

Já gastou um tempinho para descobrir o que significam aquelas luzes do painel do carro? Aprender o que elas indicam é essencial para o bom funcionamento do seu veículo e ainda mais importante para que você não tenha problemas no meio da estrada.

Quando esses ícones se acendem, não é à toa. A intenção é que o carro possa comunicar sobre o próprio estado a você. Só assim é possível assegurar a sua segurança ao dirigi-lo. Portanto, não deixe esses sinais passarem despercebidos. Vamos conferir quais são?

Luzes vermelhas (emergência)

Quando as luzes do painel do carro, nas cores vermelha e laranja, piscam é sinal de que algo está errado. O ideal é checar na mesma hora o que está acontecendo, em sua empresa de proteção veicular. Vejamos o que significam os principais sinais:

Air bag

Quando essa luzinha acende, é sinal de que os airbags frontais do veículo estão com algum defeito. Isso significa que, se o pior acontecer, e você sofrer um acidente, eles poderão não funcionar.

Bateria

É um indicativo de falha, que pode ser causada por tensão na parte elétrica, na correia ou no circuito de carga. Se a luz ficar acesa quando o motor estiver ligado, isso pode indicar um defeito na própria bateria, no regulador ou no alternador.

Freio

Essa você já costuma ver. A luz se acende quando o freio é acionado, mas também pode significar um vazamento de fluido.

Pisca alerta

Esse sinal deve ser ativado pelo próprio motorista para avisar aos outros que o carro está com problemas. Tome cuidado para não ativar sem querer e causar algum acidente.

Pressão do óleo do motor

Essa luz mostra que há pouco óleo no motor, provavelmente devido a um vazamento. Se ela continuar acesa, é hora de buscar uma oficina.

Luzes amarelas (advertência)

Essas luzes do painel do carro servem como aviso para o condutor ir buscar um mecânico logo.

Injeção eletrônica

Normalmente, esse ícone se acende quando acontece a ignição, mas se apaga rapidamente. No entanto, se ela piscar frequentemente, é sinal que o catalisador ou injetor apresentam falhas. Isso também pode indicar um problema na estabilidade do veículo.

Preaquecimento das velas

Se essa luz se acender, é preciso trocar as velas de aquecimento. Caso contrário, o motor não vai funcionar tão bem e o carro vai lançar mais gases poluentes.

Baixo nível de combustível

Esse é o mais fácil. É quando já está na hora de encher o tanque de combustível.

E o que significam as luzes azuis e verdes? Elas são importantes para indicar a direção ao motorista e providenciar as informações de que ele necessita. Se ainda tiver dúvidas, procure por mais explicações no manual do seu carro. Elas vão mostrar a você como proceder de forma ainda mais detalhada.

Agora que você sabe o que significam as luzes do painel do carro, já deve ter percebido que elas normalmente indicam a visita ao mecânico, certo? Para evitar que isso aconteça no meio da estrada, saiba mais sobre a revisão de veículos.