skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Como gastar menos com o carro sem abrir mão dele?

Economizar sempre foi sinônimo de gastar menos. Pelo menos foi o que aprendemos durante toda nossa vida. Mas existe algo muito importante sobre isso que devemos entender: administrar nossos gastos de maneira consciente.

Neste artigo, reunimos algumas dicas sobre economia consciente com seu veículo e como algumas mudanças de hábito podem fazer a diferença em seu bolso no final de cada mês. Gastar menos com o carro será uma feliz consequência decorrente dessas mudanças. Fique de olho nos próximos tópicos!

1. Escolha bem o combustível

Escolha de maneira consciente o posto em que você abastece o seu carro. Muitos escolhem por “bandeira do produto”, enquanto outros optam pelo atendimento personalizado, mas saiba que você tem o direito de pedir o teste de proveta antes do abastecimento. O processo é simples e deve ser realizado na mesma hora de sua solicitação.

Hoje em dia, a maior parte dos carros já sai de fábrica para abastecimento Flex. Com certeza, isso não ocorre por acaso, inclusive, há uma conta simples que o motorista deve fazer antes de optar por etanol ou gasolina. Divida o valor do etanol pelo da gasolina e, caso o resultado seja menor ou igual a 70%, vale a pena abastecer etanol. Caso contrário, abasteça com gasolina.

2. Realize a manutenção preventiva periodicamente

Para quem possui um carro novo ou seminovo, é comum que sua manutenção preventiva seja deixada de lado devido ao bom funcionamento do veículo. Para o carro que ainda tenha garantia de fábrica, sua manutenção é exigida para que não a perca.

Ainda assim, alguns cuidados diários devem ser realizados para evitar possíveis danos futuros. Por exemplo, observar a quilometragem do veículo, se já está no prazo de troca do óleo, verificar o nível de água no reservatório, conferir a calibragem dos pneus, observar se não há ruídos estranhos no moto, entre outros. Previna-se para evitar gastos desnecessários e mantenha o bom funcionamento do carro.

3. Compare o valor dos estacionamentos urbanos

Esse é um nicho do mercado que vem crescendo a cada dia. Em todo centro urbano, encontramos várias opções de estacionamentos distribuídas pelas ruas e oferecendo serviços que se diferenciam dos demais.

Mas é preciso pesquisar para economizar! Quanto mais próximo ao centro, mais cara fica sua parada. Opte por deixar sempre em um único estacionamento, pois, dessa forma, você gastará menos com o carro, gerando economia ao final do mês.

4. Dirija de maneira econômica

Talvez, para muitos motoristas, esse assunto seja um pouco desconfortável ou revelador. Dirigir de maneira econômica não quer dizer que você dirija de maneira errada, porém, há uma forma de economizar, simplesmente, mudando alguns hábitos.

O uso do ar-condicionado nos carros reflete cerca de 20% a mais no consumo de combustível. Utilize apenas se houver necessidade real. Evite também levar peso desnecessário, como bagageiro removível ou suporte de bicicletas. É aconselhável ainda verificar semanalmente a calibragem dos pneus para não forçar o motor.

5. Faça a proteção veicular

Proteger seu investimento é algo muito importante a ser feito, sobretudo, em tempos de crise, em que as coisas não estão fáceis para ninguém. Tendo isso em vista, há uma forma de gastar menos com o carro, que é por meio da contratação de serviços de proteção veicular.

Eles garantem aos seus associados maior conforto e preços que cabem no bolso. Com um custo-benefício melhor e mais rapidez na resolução de problemas, optar por associar-se a esses serviços ainda é a melhor forma de economizar.

Agora que você já sabe como gastar menos com o carro, economizando de maneira consciente, saiba mais sobre proteção veicular e por que é importante pensar na proteção de seus bens.