skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Você sabe a hora certa de trocar de carro? Confira aqui!

Você Sabe A Hora Certa De Trocar De Carro? Confira Aqui!

Ter mais conforto, economia ou até mesmo realizar um sonho. Os motivos para trocar de carro são muitos, mas pode surgir uma insegurança se você está fazendo o melhor negócio, não é mesmo?

Seja um veículo novo ou seminovo, talvez você até precise economizar para fazer a troca, mas observando alguns fatores é possível aproveitar uma boa oportunidade de compra.

O ideal é que você tenha a garantia de adquirir um carro funcionando, que não deixará você na mão e ainda gerará economia no consumo de combustível e na manutenção. Por isso, para trocar de carro é preciso ter paciência para não fechar um negócio por impulsividade.

Confira, neste artigo, algumas características que indicam que você realmente precisa trocar o seu carro.

Se o carro estiver desvalorizado

Pode ser que o seu carro tenha saído de linha e tenha uma depreciação no valor. Existem alguns fatores previsíveis que podem levar o seu veículo a sofrer uma queda de preço. Então, é bom ficar atento para fazer o melhor negócio. Carros novos, por exemplo, naturalmente têm uma queda de preço entre dois a cinco anos de uso.

Outra razão que diminui o valor ao trocar de carro é o automóvel batido. Claro que é importante saber se prevenir de acidentes, mas, caso aconteça, faça um orçamento do conserto, prezando não só pela manutenção como também pelo acabamento do veículo. Depois, veja qual das opções terá melhor custo-benefício para a transação.

Ao conquistar um novo status de vida

Talvez você tenha conseguido um emprego novo ou os negócios finalmente decolaram e você vê que chegou o momento de ter o carro desejado. Potência, design mais bonito e segurança podem estar nessa lista dos sonhos.

Nesse caso, você deve ficar atento se conseguirá manter as despesas com manutenção, proteção veicular e o pagamento das prestações se houver imprevistos.

Trocar de carro para atender ao crescimento da família

E quando você tem o carro dos sonhos, mas precisa buscar uma nova solução para acomodar toda a família com o mesmo conforto e qualidade? No caso de mudanças de finalidade, faça uma lista com todas as novas demandas que o veículo precisará atender.

Um porta-malas maior ou tração 4×4 para estradas de terra? Entenda o que procura e encontre!

Se tiver muitos quilômetros rodados

Um carro zero vem com garantia e, a cada quilometragem, são indicadas as revisões programadas. Isso porque existe o desgaste natural e é preciso certificar-se de que está tudo funcionando da forma adequada.

Quando o veículo passa dos 60 mil quilômetros rodados, ele precisa de manutenções mais frequentes e o investimento com cada revisão fica maior.

Quando precisa ir ao mecânico constantemente

Quando o carro começa a dar muitos problemas, é comum trocar de oficina mecânica para se assegurar de que não está sendo passado para trás. Mesmo que você encontre um mecânico de confiança, se o veículo começa a apresentar muitos problemas, deixando você inseguro e até mesmo ficando na mão, talvez seja hora de trocar de carro.

Por mais que comprar um automóvel não seja um investimento, é preciso ter atenção. Se possível, acerte a diferença à vista. Em caso de parcelamento, fique de olho nos juros.

Independentemente da idade do seu veículo, esteja atento às manutenções preventivas, que evitam gastos maiores.

Esperamos que você tenha gostado da leitura e percebido como trocar de carro pode ser lucrativo se você souber os motivos para a transação e aproveitar o momento perfeito. Se quiser saber mais sobre manutenção veicular, leia também este artigo que aborda o que fazer em caso de pane elétrica.