skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Proteção veicular para acidentes de causas naturais: saiba o que é e como funciona

Proteção Veicular Para Acidentes De Causas Naturais: Saiba O Que é E Como Funciona

Quem pensa em rodar com o veículo protegido não pode deixar de adquirir uma proteção veicular para acidentes de causas naturais. Pensando na realidade de nossas grandes cidades, por exemplo, a ocorrência de enchentes tem sido cada vez mais frequente.

Na ocasião de chuvas de granizo, os prejuízos também são quase certos. E não podemos deixar de lembrar as quedas de árvore, que em muitos casos provocam avarias praticamente irreparáveis nos veículos.

Tendo em vista que contratar esse tipo de cobertura por seguradora é bastante dispendioso, a proteção veicular desponta como a melhor opção em vista para quem não quer deixar de resguardar seu patrimônio. Neste post, trazemos os melhores esclarecimentos sobre esse tipo de serviço, dando destaque para as soluções da AMV Brasil.

O que podem ser considerados danos de causas naturais?

Antes de qualquer coisa, precisamos definir com precisão o que seriam os danos decorrentes de causas naturais. Em um primeiro momento, muitos podem pensar que se trata de algo sem importância, porém, no momento de se firmar um contrato de prestação de serviço, é mais do que necessário tipificar todas as causas.

Com isso, não se corre o risco de judicialização da questão em função de interpretações mal-intencionadas sobre o que poderia ser ou não causa natural. Imagine uma situação em que o associado tenha uma avaria em seu veículo e que não seja uma situação de cobertura. A partir disso se instala um impasse entre as partes.

Para que não restem dúvidas sobre o que, afinal, é entendido por dano decorrente de causa natural, acompanhe a lista a seguir:

  • enchentes e alagamentos (submersão total ou parcial em água doce proveniente de enchentes ou inundações);
  • queda de árvore;
  • chuva de granizo.

Quais são os tipos de danos/acidentes que a proteção cobre?

Fora dos casos citados na seção anterior, nenhum outro dano causado por evento natural será indenizado. Também é importante destacar que, com a proteção veicular da AMV Brasil, não há limite financeiro de cobertura. O prejuízo observado será devidamente reparado, o que inclui indenização por perda total.

E, para que não haja fraudes, a AMV promove um processo de análise de cada caso, de modo a verificar as circunstâncias em que o veículo sofreu o dano. Infelizmente, esse tipo de procedimento é mais do que necessário, pois há situações em que associados mal-intencionados são responsáveis por forjar uma situação de dano por causa natural, como levar o carro até uma rua alagada e deixar que ele fique submerso propositalmente.

A quais situações a proteção não se aplica?

Agora, que você já pôde compreender de que se trata a proteção veicular para causas naturais, podemos ir mais a fundo e exemplificar situações em que a proteção não se aplica. Nesse sentido, devemos contextualizar o pacote de benefícios da AMV Brasil, que em seu plano básico cobrirá:

  • roubou ou furto;
  • colisões;
  • incêndio;
  • danos por causas naturais (queda de árvore, chuva de granizo e alagamento).

Assim, qualquer outro benefício deverá ser contratado de forma adicional. Nesse caso, estamos falando de serviços como veículo adicional, rastreador, assistência 24 horas, cobertura de vidros e rodas, entre outros.

Em resumo, ao contratar o pacote básico de benefícios, o seu veículo já estará protegido das referidas causas naturais. No entanto, caso você queira incluir outros tipos de cobertura, será cobrado um valor adicional na mensalidade.

A mensalidade do associado ainda será composta por uma taxa de rateio, que representa o valor mensal dos prejuízos com os veículos protegidos dividido entre os associados. Para que esse valor não apresente grandes variações ao longo do tempo, a AMV Brasil realiza uma média dos rateios ao longo do tempo, fazendo com que a quantia cobrada seja praticamente fixa.

Ademais, há uma taxa de administração fixa para custear as despesas administrativas da associação. A esse respeito, é importante salientar que a AMV Brasil é uma associação veicular sem fins lucrativos. Todos os recursos arrecadados têm a finalidade exclusiva de arcar com as indenizações dos associados e a administração da associação.

Como acionar o serviço?

Na ocasião de qualquer situação passível de cobertura, as autoridades policiais devem ser contatadas para registro de boletim de ocorrência. Em um momento seguinte, tão breve quanto possível, a associação de proteção veicular também deverá ser acionada.

Ao informar o ocorrido, um funcionário da associação será deslocado para o local, onde será realizada uma inspeção do incidente. Nesse momento, serão realizadas fotos do veículo e um relatório informando todas as características do evento.

Feito isso, o caso passará por uma avaliação interna para liberação da indenização. Em caso de danos parciais, tanto a aquisição das peças quanto a contratação da mão de obra serão feitas em estabelecimento de escolha do associado.

No entanto, caso o valor orçado para o reparo seja significativamente superior àquele orçado pela AMV Brasil, a associação poderá solicitar que o associado arque com o montante de recursos que ultrapassar o valor estabelecido ou escolha outra oficina.

Em caso de indenização integral pelo valor do veículo, a associação tem até 90 dias, a contar da data da entrega de todos os documentos solicitados, para proceder à indenização. A depender da atual situação financeira da associação, o valor poderá ser parcelado.

Com o post de hoje, esperamos ter trazido os melhores esclarecimentos sobre o que é proteção veicular para acidentes de causas naturais. Como você deve ter percebido, trata-se de um tipo de cobertura indispensável para eventos imprevisíveis e, em muitos casos, incontroláveis.

Como também destacamos, esse tipo de cobertura pelas seguradoras tradicionais representa um custo elevadíssimo, o que faz das associações de proteção veicular a melhor saída para quem não tem condições de desembolsar uma fortuna.

Ao mesmo tempo, escolher qualquer associação passa longe de ser o ideal. Cabe, portanto, dar preferência a associações como a AMV Brasil, que atua desde 2009 no mercado de proteção veicular, de forma sólida e consistente.

Entre em contato com um de nossos consultores e confira os nossos pacotes de benefício. Nós temos o plano certo para o tipo de proteção que você precisa!