skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Conheça os cuidados principais ao dirigir em estrada de terra

Conheça Os Cuidados Principais Ao Dirigir Em Estrada De Terra

As aconchegantes pousadas, os hotéis na serra ou, até mesmo, os sítios são opções favoráveis para descansar nos fins de semana ou nas férias, não é mesmo? O problema é que, geralmente, é preciso encarar as estradas de terra, que, muitas vezes, têm o acesso complicado.

Pensando nisso, a seguir, mostraremos os principais cuidados que você deve ter ao dirigir em estrada de terra. Continue a leitura para conferir!

Não pare na lama

Pode ser que a estrada esteja com trechos tomados por água e barro. Nesses casos, o ideal é fechar os vidros e atravessar o local engrenado na primeira marcha. Jamais pare na lama: isso pode fazer com o que carro fique atolado! Além disso, vale acionar a tração 4×4, caso seu veículo tenha essa opção.

Tenha mais atenção na chuva

Dirigir com chuva no asfalto já é complicado, imagina dirigir nessa condição em estrada de terra! Portanto, se estiver chovendo, diminua a velocidade, pois a aderência dos pneus no piso molhado tende a ser menor.

É importante, também, que você use marchas reduzidas! No caso de subidas ou descidas acentuadas, em que o recomendado é usar a primeira ou a segunda marcha e acelerar só o suficiente para movimentar o carro.

Escolha o pneu mais adequado

Se você tem um sítio em um local afastado ou está sempre viajando, é interessante trocar os pneus do seu carro para aqueles que se adaptam bem tanto nas estradas de terra quanto no asfalto. Eles são conhecidos como pneus mistos e não são muito mais caros que os pneus comuns. Assim, você perceberá mais estabilidade no veículo enquanto estiver dirigindo em trechos mais complicados.

É necessário também ficar de olho na calibragem, seguindo sempre as orientações do manual do proprietário. Normalmente, são as mesmas exigidas para asfalto.

Respeite a velocidade máxima permitida

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, a velocidade máxima permitida em estradas rurais é de 60 km/h. Como a aderência dos pneus é ruim em estradas de terra, é arriscado andar com o carro acima dessa velocidade, correndo o risco de derrapar.

No entanto, se estiver muito devagar, o veículo pode perder a potência e atolar. Por isso, o ideal é manter o equilíbrio, com uma velocidade constante.

Fique atento às pedras no caminho

As pedras são inevitáveis em estradas de terra, podendo estragar os pneus ou danificar a lataria do seu carro.

Em alguns trechos, a quantidade e o tamanho delas podem ser ainda maiores. Nesses casos, o melhor a fazer é tentar desviar ao máximo! Quando não for possível, é melhor passar bem devagar sobre elas. É importante, também, fechar os vidros, visto que pedriscos podem cair na parte interna e machucar algum passageiro.

Por fim, é importante que você esteja sempre com a manutenção do seu veículo em dia para manter o bom desempenho do carro e evitar surpresas desagradáveis ao dirigir em estrada de terra.

Já pensou se o seu carro dá uma pane elétrica na estrada? Neste novo post, mostramos os motivos mais comuns que ocasionam o problema e o que você deve fazer em cada caso. Confira!