Rastreamento de veículos: 5 benefícios que você precisa saber
O rastreamento de veículos vem sendo cada vez mais procurado pelos brasileiros. Além de ajudar a proteger seu bem, o equipamento também traz uma série de outras vantagens como o monitoramento de cargas e acompanhamento do uso dos veículos de uma frota.
Atualmente, no Brasil, é difícil sentir-se seguro e ainda ter a certeza de que seu veículo não será furtado ou roubado. Segundo estudo do Instituto de Segurança Pública (ISP), casos de roubo e de furto de veículos aumentaram mais de 50% em 2017 no país. Portanto, é preciso buscar maneiras de se proteger.
Nesse sentido, uma das formas de proteção que mais tem despontado nos últimos tempos é o rastreamento veicular. Com ele, é possível saber a localização exata do veículo em caso de roubo ou de furto ou, mesmo, monitorar sua situação em tempo real.
As possibilidades são muitas, por isso, separamos 5 benefícios sobre o rastreamento de veículos que você precisa saber. Vamos começar?
1. O rastreamento de veículos pode ser feito de várias maneiras
O rastreamento é feito por meio da tecnologia do GPS (Global Positioning System), a qual permite que o veículo seja localizado, rastreado e monitorado. Essa ferramenta é composta por diversos satélites em volta da Terra que emitem sinais de radiofrequência e possibilitam que o rastreador determine a posição do veículo.
O rastreador recebe as informações, trata e emite-as de volta para os servidores da Central de Monitoramento 24 horas, concedendo aos associados as informações via internet em tempo quase real.
2. Não é só para os carros
Ao contrário do que muita gente pensa, o rastreamento de veículos não funciona somente nos carros: ele também pode ser instalado em motos, caminhões, ônibus etc. Qualquer veículo que o proprietário esteja interessado em rastrear e proteger pode contar com o sistema.
3. Disponibiliza vigilância 24 horas por dia
Um dos principais benefícios do rastreamento de veículos é ter a certeza de que seu bem está sendo vigiado 24 horas por dia. Afinal, muitas vezes, o que é oferecido pelos serviços de seguradoras e associações de proteção veicular fica apenas para ressarcir o veículo que foi perdido e não para evitar que seus bens sejam roubados, furtados ou sofram danos.
Portanto, com o rastreamento, o contratante possui a garantia de que há sempre alguém cuidando do carro e pronto para prestar assistência a qualquer hora do dia ou da noite.
4. Pode ser usado para negócios
Não é apenas para proteção que o rastreador serve. Na verdade, muitos negócios podem se beneficiar do aparelho — e ainda incluir a proteção do veículo.
Empresas que trabalham com entregas ou delivery, por exemplo, podem usar o rastreador para informar ao cliente a posição exata do seu pedido, trazendo maior qualidade ao serviço e fidelizando muito mais consumidores com isso.
A seguir, veja a lista completa dos recursos:
- análise de eventos de itinerário;
- permanência em ponto;
- rastreadores sem comunicação;
- relatório de ações de categoria da cerca;
- relatório de combustível e de custo por km rodado do veículo;
- relatório de itinerário;
- relatório de jornada de trabalho;
- relatório de passageiro;
- log cliente;
- log monitoramento;
- comandos enviados;
- últimos eventos;
- relatório de logística;
- alertas;
- relatório de clientes;
- trajeto percorrido;
- pontos de referência;
- rota;
- velocidade;
- passagem em área restrita/cerca;
- odômetro/horímetro.
5. Aumenta a segurança pessoal
O rastreador não serve para proteger apenas o veículo. Quem conta com o equipamento pode se sentir mais resguardado, especialmente em situações como sequestro, na medida em que é possível rastrear, com precisão, a última posição do veículo e, se for necessário, ajudar a polícia na solução do caso.
Então, você já conhecia essas vantagens do rastreamento de veículos? Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham a oportunidade de entender seus benefícios!