skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Por que é tão difícil encontrar um mecânico de confiança?

Por Que é Tão Difícil Encontrar Um Mecânico De Confiança?

O brasileiro tem muito apego ao seu veículo, seja pelo seu preço normalmente elevado, seja por ser um gosto nacional. Por causa disso, quando o automóvel apresenta algum problema ou precisa de manutenção preventiva, é sempre uma dor de cabeça achar um mecânico de confiança.

Nessa hora, o medo de ter peças de segunda mão instaladas, abusos de preço e a famosa “gambiarra” assombram a mente do motorista, pois podem comprometer a segurança de todos no veículo.

No entanto, prestando atenção em alguns detalhes, é possível encontrar um profissional que realizará um serviço de qualidade, pois a manutenção em dia evita acidentes e outros problemas. Para que a ida ao mecânico seja um momento tranquilo, siga conosco e veja no que é preciso prestar atenção nessa hora. Boa leitura!

Pesquise as opções

Quando você vai comprar algum produto, dificilmente o compra na primeira loja sem olhar outras opções. A procura pelo mecânico de confiança deve ocorrer da mesma forma. Pesquise em sites especializados — principalmente os de reclamações —, vá pessoalmente nas oficinas e pergunte a amigos e conhecidos onde eles realizam esse tipo de serviço.

É importante saber que é difícil achar um mecânico que seja especialista em todos os componentes do veículo, mas achando um bom profissional em mecânica geral, ele pode indicar pessoas de confiança em outras áreas, quando for necessário.

Observe as condições de trabalho

Quando for visitar a oficina, veja se ela tem os equipamentos necessários para realizar os seus serviços e se os funcionários são capacitados para efetuar a manutenção. Por exemplo, caso seja necessário fazer uma manutenção na injeção eletrônica do veículo, os funcionários devem ser especializados nesse serviço,

Se o seu veículo for importado, a atenção tem que ser redobrada: pergunte se o estabelecimento já trabalhou anteriormente com veículos dessa marca e se eles são treinados para lidar com essa montadora.

Realize um orçamento prévio

Antes de ser feita a manutenção, exija um orçamento prévio detalhado de todo o serviço: preço de cada peça que será trocada, valor da mão de obra, tempo que será necessário para a realização da manutenção, formas de pagamento etc. Veja também se essa avaliação tem algum custo.

Com esse documento em mãos, é possível comparar os serviços entre os estabelecimentos. Além disso, quando você decidir em qual oficina vai realizar o serviço, exija um documento de vistoria do veículo — quilometragem, nível de combustível, condições do pneu e dos estofados — para comparar com o estado do seu automóvel depois do serviço feito.

Veja se o mecânico de confiança emite Nota Fiscal

É extremamente importante ter esse documento em mãos, afinal, é lá que está discriminado tudo o que foi feito no seu veículo. Portanto, fique atento ao que está escrito na Nota Fiscal e se ela condiz com o serviço realizado. Vale ressaltar que todo conserto tem garantia legal de três meses, ou seja, caso o veículo apresente o mesmo problema nesse período, o cliente tem direito a uma nova manutenção sem custo extra.

A manutenção do carro é uma etapa necessária e importante. Um bem tão precioso como um veículo não pode ser reparado por qualquer pessoa, portanto, é preciso alguém bem capacitado para realizar esses reparos. Com esses cuidados, é possível evitar problemas futuros, logo, fique atento ao manual do seu veículo sobre as datas de revisão e leve ao seu mecânico de confiança, principalmente antes de pegar a estrada.

Viu como, apesar de ser um pouco difícil, é possível encontrar um profissional competente para cuidar de seu automóvel? Para ter acesso a mais informações, assine nossa newsletter e receba conteúdos novos.