fbpx skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Perca o medo de dirigir com a ajuda da AMV!

Perca O Medo De Dirigir Com A Ajuda Da AMV!

Ao terminar de ler este post, você terá concluído 75% da trilha Mulheres no volante!

75%

O medo de dirigir é o maior inimigo das pessoas que acabaram de tirar a CNH. E não adianta procurar orações para perder o medo de dirigir, fazer simpatia ou evitar andar de carro o máximo possível! O nervosismo acaba por deixar muitos motoristas recém-formados sem coragem de usar o veículo.

Essa situação é tão comum, mas extremamente desesperadora! O que fazer nesses momentos? Repetir as aulas de direção até nos sentirmos seguros? A AMV vai te dar a solução!

Neste post vamos entender mais profundamente por que tantos motoristas tem medo de dirigir. Além disso, vamos te dar dicas preciosas para superar esse medo e conduzir o seu carro tranquilamente!

Quais os motivos do medo de dirigir?

O medo é um sentimento desconfortável, isso todos podem concordar. Mas quais as causas do medo na hora de dirigir?

Muitas vezes, o motorista pode ter passado por algum trauma ou acidentes graves causados por ele mesmo ou por terceiros. Porém, a maioria esmagadora dos condutores que sente medo de dirigir nunca sofreu acidentes nem traumas. Nesse caso, os principais vilões são a ansiedade e a insegurança.

Quando se trata de recém-formados condutores, a ansiedade faz com que eles tenham medo de cometer alguma infração ou mesmo de causar um acidente antes mesmo de ligarem o carro.

E agora? Como superar os traumas, o medo e a ansiedade e dirigir sem problemas? Vamos ver algumas dicas essenciais para que você consiga realizar o sonho de dirigir o seu carro tranquilamente!

Dicas para superar o medo de dirigir

Dessensibilização: acostume-se com o seu veículo!

O primeiro passo é o que chamamos de dessensibilização. Você deve se acostumar ao ambiente de direção. Ele não deve ser associado com um ambiente de estresse.

Para isso, peça a ajuda de alguém que já sabe dirigir, alguém com quem você se sinta confortável e que possa estar com você no carro. Aos poucos, vá tomando a iniciativa de treinar sozinho, em um lugar calmo. Em poucos dias você já não vai precisar da presença de outra pessoa com você e estará dirigindo perfeitamente.

Modelagem: fale dos seus medos com alguém que superou o medo de dirigir!

Obter uma visão positiva da situação vai te ajudar muito! Converse com pessoas que saibam dirigir bem e que possam te dar dicas de como se sentir melhor.

Respiração: mantenha a calma controlando sua respiração!

A respiração profunda ajuda a oxigenar o cérebro e te ajuda a pensar com mais clareza em situações de estresse. Por isso, mantenha a calma, pare o carro e respire duas ou três vezes bem fundo.

Mantenha o seu carro seguro

Muitas vezes, os condutores têm medo de danificar um bem material tão caro quanto o carro por um descuido próprio. Não deixe isso te impedir de dirigir! Contrate uma forma de proteção para o seu carro, como, por exemplo, as proteções veiculares. Elas protegem o seu carro por um preço muito menor que o das seguradoras.

Gostou das dicas? Agora é só aplicá-las no seu dia a dia e aproveitar a sua habilitação com segurança e tranquilidade.

E mais: continue lendo os outros posts da nossa trilha! No próximo post, demos 12 dicas de segurança para as mulheres motoristas!

Próximo post da trilha “Mulheres no volante”