fbpx skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Associação de proteção veicular e seguradora: qual a diferença?

Associação De Proteção Veicular E Seguradora: Qual A Diferença?

Não é novidade para ninguém o aumento no número de roubos e furtos de veículos. Quem não conhece alguém que já tenha passado por essa situação desagradável? Bate aquele sentimento de impotência, que se torna ainda pior quando o veículo não está assegurado.

E quando acontece algo com o seu carro e a sua seguradora não cobre? Lá se foram anos de investimento que não ajudarão na hora em que você mais precisa….

Mas sabemos, também, que contratar uma empresa de seguros não é tão simples como muitos dizem. Sem contar que não são todos os carros que conseguem ser assegurados. E aquela questão do perfil do condutor, em que você paga mais se for jovem, se for homem, se não tiver uma garagem em casa…

São tantas questões que podem até desanimar quem quer contratar um seguro, mas os seguros convencionais não são a única forma de proteger o seu carro.

Já ouviu falar nas associações de proteção veicular? Se não, este artigo vai mostrar um jeito prático, seguro e desburocratizado para proteger o seu veículo. Acompanhe.

O que são associações de proteção veicular?

As associações de proteção veicular nada mais são do que um grupo de pessoas que se unem e dividem em partes iguais todos os sinistros que podem acontecer com o seu veículo, sejam furtos, sejam roubos, batidas, alagamentos, queda de árvore, entre outros.

Ao contrário do que muitos pensam, as associações de proteção veicular são práticas legais e previstas na Constituição Federal, segundo a qual as atividades das associações são livres e independentes de interferência do Estado. Então, fique tranquilo!

Qual a diferença entre associação de proteção veicular e seguradora?

Uma das principais diferenças está na questão da apólice, que é um documento de contrato de seguro, um certificado de obrigação. No caso das associações, não existe, já que são os próprios associados que dividem as despesas.

Outra grande diferença são os valores. Como as associações não têm fins lucrativos, a proteção veicular acaba sendo muito mais barata que os seguros convencionais, mesmo porque não fazem distinção de idade, sexo, local onde mora, quanto tempo dirige… Faça uma cotação!

Quais as vantagens das associações de proteção veicular?

São muitas as vantagens, se compararmos a praticidade das associações e toda a burocracia das seguradoras. É que as associações de proteção veicular são cooperativistas e zelam pela qualidade dos serviços e comodidade dos associados.

Outra grande vantagem são os valores. Muitas pessoas deixam de segurar seus bens porque as seguradoras acabam tendo valores mais elevados, não sendo vantajoso para os segurados. Mas, nas associações, não há esse tipo de abuso, pois os valores são baseados apenas nas despesas ocorridas.

Como saber se uma associação é legalizada e segura?

Sabemos que, hoje, o número de golpes e fraudes tem aumentado significativamente. Para que você não corra nenhum risco, fique atento na hora de buscar uma associação de proteção veicular para que não caia nas garras dos estelionatários.

Para que uma associação seja considerada legal deve possuir um estatuto registrado em cartório que mostre de forma clara a sua natureza associativa e a sua finalidade. Outro diferencial é o selo do “Reclame aqui” — verifique se a associação responde aos questionamentos dos associados.

Gostou desta dica? Quer saber mais sobre as associações de proteção veicular? Assine a nossa newsletter!