A chave automática aumenta risco de roubo
Um recurso que te ajuda a ter mais comodidade, pode facilitar o roubo do seu veículo, mas uma solução simples, barata e prática pode te ajudar a dormir mais descansado – com a garantia de que, ao acordar, o seu automóvel continua estacionado à porta de casa. Embrulhe a chave do veículo numa folha de alumínio. A estratégia, sugerida por especialistas em cibersegurança, aplica-se às chaves automática e ajuda a evitar ação de criminosos.
Como funciona essa tecnologia?
Tudo porque a tecnologia que nos permite destrancar o carro à distância esconde, na verdade, um maior risco de roubo. As chaves automáticas funcionam através da emissão de sinais ao sistema para abrir e fechar as portas do seu veículo. O empecilho é que esses sinais podem ser capturados por wireless pelos ladrões que, ao obter chaves virgens, clonam o sinal e adulteram a chave legítima, aumentando as chances de roubo.
O perigo é real, pois as chaves automáticas emitem os sinais constantemente para os carros e isso aumenta a facilidade de sabotagem do sistema de segurança dos veículos. Esta falha afeta milhões de veículos em todo mundo e pode ajudar a explicar muitos casos de roubos de carros trancados. O que muitos julgavam ser um esquecimento do motorista, pode ser explicado com esse método elaborado por criminosos para roubar automóveis.
Como evitar a ação dos criminosos?
De acordo com Moshe Shlisel, CEO da agência de segurança cibernética GuardKnox Cyber Technologies, há três formas de contornar os riscos. Trancar o carro com a chave normal, deixando de lado a automática, é a mais óbvia e eficaz. Outra opção é embrulhar as chaves em papel de alumínio, de forma a minimizar o sinal que elas emitem constantemente.
Além disso, os condutores podem ainda comprar uma “bolsa de Faraday”, que tem a mesma capacidade isolante do alumínio, atuando como escudo contra a transferência de informações que podem ser usadas no roubo.
Não apenas a chave automática do seu veículo pode ser clonada pelas ondas emitidas por ela, sensores de portas de residenciais e comerciais também correm esse risco, enquanto os fabricantes não elaboram um método concreto de proteção para evitar essa falha, a orientação é adotar o papel alumínio como isolante de ondas eletromagnéticas.
Mais uma forma de se manter ainda mais protegido das ações criminosas e ficar mais tranquilo é ter uma Proteção Veicular. Aproveite e faça uma cotação com a AMV Brasil, é rápida, prática e gratuita.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam que o papel alumínio pode evitar o roubo de seus veículos.