skip to Main Content
ÁREA DO ASSOCIADO:

Medo e segurança: uma realidade na vida das pessoas

Medo E Segurança: Uma Realidade Na Vida Das Pessoas

Infelizmente, vivemos tempos em que medo e a segurança se tornaram questões discutidas constantemente em nosso dia a dia. Nos dias atuais, a situação do Brasil é complicada em diversos sentidos que vão muito além de uma crise econômica e escândalos políticos. As ruas não parecem um local tão seguro quanto deveriam ser.

Entretanto, é preciso refletir sobre a sociedade na qual vivemos e buscar formas de levar a vida de uma forma mais tranquila, prevenindo-se contra certos riscos. Por isso, mostraremos aqui um panorama do cenário atual e quais as ações que podem ajudar a trazer mais segurança para você e sua família.

Violência e roubos x Segurança pública

O aumento da violência e da criminalidade em geral no Brasil, durante uma fase de crise econômica, não é pura coincidência. Os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo vêm sofrendo bastante com o aumento nos números de assaltos e até mesmo de mortes. Isso chama a atenção para a ação da Segurança Pública e diversos problemas institucionais do país.

De um lado, a desigualdade social aumenta e, consequentemente, a criminalidade. De outro, a verba disponível para que o Estado ofereça mais segurança diminui constantemente devido à crise. O resultado é bem fácil de visualizar: mais roubos e mais violência.

Assim, é normal que a população tome certas atitudes para garantir alguma segurança: evitar locais perigosos, não expor itens de valor como celulares e tablets, andar em grupos etc. Ainda assim, o medo continua aumentando, graças às notícias que vemos diariamente nos jornais.

Afinal, quando é que isso vai mudar?

Combate ao crime

A sociedade brasileira, principalmente o governo, já entendeu que o desenvolvimento de um ambiente saudável e seguro só ocorre por meio de investimento na qualidade de vida das pessoas. Não basta atuar por meio da polícia militar e combater violência com violência.

Educação, Saúde e Saneamento Básico são três fatores fundamentais para transformar a realidade das pessoas. Garantir que todos tenham o que comer e que as crianças estejam na escola é o único caminho.

Ainda assim, essa ação traz retorno a longo prazo e, enquanto isso, é preciso tomar certas precauções.

Cuidados essenciais

Trocar o medo pela tranquilidade não é tarefa fácil. Afinal, só estaremos realmente tranquilos quando o mundo ao nosso redor oferecer um nível maior de segurança. Entretanto, alguns cuidados podem ajudar a reduzir os riscos aos quais estamos expostos diariamente.

A proteção de nossos bens materiais, como casa, carro, celular etc., é uma forma de garantir não só que um prejuízo financeiro nos atinja inesperadamente, mas que nossa segurança física seja preservada. É por isso que uma das ações mais eficazes é a adoção de uma proteção patrimonial. Nesse sentido surgem as associações de proteção veicular, que estão disponíveis no mercado, por preços mais acessíveis.

Além de resguardar financeiramente, a proteção evita que, em um momento de nervosismo, como em um assalto, uma pessoa reaja e cause uma tragédia. O mais importante, é claro, é garantir a segurança física. Por isso, é preciso manter a mente tranquila, ciente de que a sua saúde e bens não serão violados.

Dessa forma, torna-se possível o ressarcimento por eventuais prejuízos, tornando-os apenas momentâneos. Ademais, seguimos focando nossos esforços na educação das crianças, tratando a doença da violência para que ela seja reduzida cada vez mais e que as próximas gerações possam viver em um ambiente saudável e tranquilo.

Medo e segurança se tornam, então, questões de debate no âmbito da educação e de cobrança para os governantes. Enquanto isso, tome as devidas precauções para que você e sua família não sejam vítimas de riscos desnecessários.

Quer saber mais sobre o assunto? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre este tema!